Fetag/AL conclui turma do Projeto Jovem Cidadão

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL) concluiu, nesta sexta-feira, 25 de novembro, a 19º turma do Projeto Jovem Cidadão. O encerramento ocorreu no Centro Social da Fetag/AL, no bairro da Jatiúca, em Maceió.

Os jovens procedentes de vários municípios alagoanos tiveram a oportunidade de receber uma capacitação para o mercado de trabalho por meio da utilização de políticas públicas voltadas para o trabalhador rural. Com aulas dinâmicas, jogos, canções e depoimentos dos próprios estudantes, os trabalhos foram concluídos em meio a brincadeiras e muita emoção.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, a proposta é envolver os jovens em todos os sentidos para que a aprendizagem ocorra de forma construtiva. “Buscamos abarcar os alunos de modo que eles façam parte do processo de construção do conhecimento. Esse envolvimento se dá também de maneira afetiva em que todos criam laços para fortalecer ainda mais a capacitação. Dessa forma, acreditamos que o reflexo na comunidade e na vida deles como cidadãos acontecerá em plenitude”, destacou a educadora.

O coordenador geral do projeto, Carlos Dias, disse que o objetivo da Fetag/AL, por meio do Jovem Cidadão, é atingir 600 jovens em todos os municípios alagoanos. O projeto, segundo ele, nasceu por uma iniciativa da federação que sentiu a necessidade de aproximar mais os jovens e construir conhecimento acerca de assuntos relevantes para o campo. E, ao mesmo tempo, criar agentes multiplicadores para transformar a vida do camponês.

Conforme Dias, o projeto foi aprovado pela Petrobras – que patrocina a ação – por meio de uma seleção pública. Ao todo, foram inscritos mais de 5 mil projetos de todo o Brasil, dos quais 113 foram selecionados, entre eles o da Fetag.

Mais de 1.600.000 reais foram destinados ao Projeto Jovem Cidadão, que é executado pela Fetag/AL, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas, a Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR da Fetag/AL), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas (STTRs), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A primeira turma foi iniciada em janeiro de 2011 e o projeto se estende por dois anos. A boa notícia, portanto, é que ele pode ser ampliado por mais dois anos.

 

Depoimentos

A estudante Jaqueline Lima, de Olho D’Água Grande, disse que a capacitação chegou em boa hora para os jovens da comunidade. “Cheguei aqui com uma nécessaire e estou saindo com uma mala cheia de conhecimento. Tudo isso, sem dúvida, vai ajudar a transformar o meio rural”, declarou.

Para a concluinte da capacitação, Ana Cleide dos Santos Pereira, essa é uma excelente forma dos jovens terem acesso aos programas de políticas públicas agrícolas, o que, segundo ela, vai ampliar as oportunidades de geração de renda, além de melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo.

“Entrei aqui como uma folha em branco e estou saindo como um livro escrito”. A declaração foi do estudante Alexandre Silva da Costa,de Olho D’Água das Flores, acrescentando que se tornou a partir de agora um agente que vai propagar em sua comunidade o conhecimento adquirido.