Fetag/AL conclui curso de formação de líderes sindicais

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL) está realizando, nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, a solenidade de conclusão dos 31 multiplicadores do curso de Formação de Educadores e Educadoras em Concepção, Prática Sindical em Metodologia. O evento festivo será realizado na sede da Federação, localizada no bairro de Mangabeiras.

O curso, que foi dividido em três módulos, teve início em agosto passado. Nele, foram trabalhadas as seguintes temáticas: Desenvolvimento Sustentável, Concepção e Prática Sindical, além de Definição e Relações de Trabalhos. A curso fez parte das atividades promovidas pela Escola Nacional de Formação da Confederação, a ENFOC.  

“Os participantes do curso, que são oriundos de 31 municípios alagoanos, receberam uma capacitação sobre as novas políticas de movimento sindical. Queremos formar líderes para lutar por melhores condições de trabalho e de vida. A idéia é libertar os trabalhadores e evitar a exploração. A mudança deve ocorrer desde a base. Este curso traz uma nova realidade da prática sindical”, acrescentou o secretário de Organização e Formação da Prática Sindical, Antônio Torres.

“Eles, agora, formarão grupos de estudos nas suas respectivas bases para repassar o que foi aprendido nestes três módulos. São multiplicadores de informações e conhecimentos”, disse o assessor da secretaria de Organização e Formação da Prática Sindical, Evandro Vieira, acrescentando que no próximo ano, o curso será mais uma vez realizada com outra turma de multiplicadores.

Participaram do curso representantes do Consórcio Social da Juventude Rita Quadros e dos programas Educação no Campo, Jovem Saber e Multiplicadores em Saúde e Gênero, além de coordenadores dos noves pólos regionais da Fetag em Alagoas.

Durante os módulos foram ministradas oficinas e palestras que abordaram, entre outros temas, assuntos relacionados a construção conceitual de trabalho e regime de sociedade.