Fetag/AL apoia capacitação rural em Pão de Açúcar

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetag/AL) marcou presença na conclusão da turma do Negócio Certo Rural, no município de Pão de Açúcar. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 06 de dezembro, no assentamento Bom Conselho. O assessor técnico da Fetag/AL, Paulo Victor, comemorou o sucesso da capacitação que gerou oportunidades ao pequeno agricultor.

“As parcerias são fundamentais para o sucesso em iniciativas como essa. Os produtores rurais, na maioria das vezes, vivem em lugares distantes e precisam receber mais atenção tanto por parte do governo quanto de outras entidades. O Negócio Certo Rural veio romper essa barreira”, ressaltou Paulo Victor, assessor técnico da Fetag/AL que esteve no evento.

O Negócio Certo Rural é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL) em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), que prestou consultoria aos agricultores. O resultado da capacitação foi a realização de um plano de negócio feito pelos próprios produtores. Para o agricultor Gastão da Rocha, o curso chegou em boa hora.

“Encontramos muitas dificuldades no nosso cotidiano e essa capacitação só veio a nos ajudar. Hoje, abrimos nossos olhos para nossa terra e aprendemos a administrar melhor nossa produção”, disse o produtor Gastão da Rocha.

Aulas teóricas, práticas e interativas – com ênfase na realidade de cada um – despertaram o interesse dos camponeses. Eles aprenderam a diagnosticar suas propriedades, a fazer pesquisas de mercado e estudo de viabilidade. O certificado recebido pelo senhor Jonas Alves representa bem mais do que uma simples capacitação.

“Como vamos saber se não tiver alguém pra ensinar? Esse tipo de ação é muito importante pra gente. Temos nossos rebanhos, o leite, os produtos da terra, mas ainda não sabíamos como administrar. Agora temos uma perspectiva melhor”, declarou.