Fetag se articula para incluir agricultores no Programa Amigo Trabalhador

Com o período da Entressafra2013/2014 previsto para começar no mês de Março, a Federação dos Trabalhadoresna Agricultura (Fetag/AL) já está se articulando para garantir aos agricultoresos benefícios do Programa Amigo Trabalhador. Este ano, a Secretaria Estadual dePlanejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) – coordenadora do projeto –prevê que 12 mil trabalhadores, de 50 municípios alagoanos, sejam beneficiadoscom o programa.

Em dezembro de 2013, quando oprojeto foi iniciado oficialmente, cerca de 100 trabalhadores rurais do corteda cana em Alagoas receberam auxílio financeiro de R$ 520 – em quatro parcelas,como forma de minimizar os efeitos das demissões sazonais no setor canavieiro.

Até Abril deste ano, a Fetag/AL começaa fazer o levantamento dos trabalhadores que têm direito à bolsa. “No próximomês já começam as demissões, por isso precisamos conhecer as demandas dasregiões e iniciar o cadastro. Os trabalhadores passam por muitas dificuldadesna entressafra, por isso é tão importante incluí-los no projeto”, explicou osecretário de comunicação da federação, Cícero Domingos.

Dentro dos próximos quinze dias,Cícero Domingos afirmou que a diretoria da Fetag/AL irá se reunir com asecretaria de Trabalho e Emprego – que também coordena o programa – para falardo assunto.

Para fazer parte do ProgramaAmigo Trabalhador, o agricultor deve participar de cursos de qualificaçãoprofissional e educacional ministrados durante a entressafra. É importantelembrar que somente os trabalhadores que não têm seguro desemprego podem recebero benefício.