Fetag entrega 42 casas do PNHR a trabalhadores rurais em Piranhas

Agricultores rurais do município de Piranhas, no Alto Sertãoalagoano, realizaram o sonho da casa própria, na manhã desta sexta-feira (17),ao serem contemplados com a entrega de 42 imóveis do Programa Nacional de HabitaçãoRural, o PNHR. A entrega foi feita pela Federação dos Trabalhadores naAgricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL).

Os imóveis foram destinados a trabalhadores e trabalhadorasrurais das comunidades Lajes, Salinas, Olho D’aguinha, Ouricuri, Passagem doMeio, Poço Doce, Tanquinho, Picos, Alencar e Cachoeirinha. Além da novamoradia, cada família beneficiada ainda recebeu uma cisterna.

A secretária de Política Agrícola da Fetag/AL, Rilda Alves,comemorou mais uma entrega de casas e disse que a federação levará moradias a maisagricultores em 2014. “O PNHR permite que tiremos as famílias que moram emcasas de taipa ou nas casas dos pais, para dar a elas o sonho de todo serhumano, que é a casa própria. Estamos fazendo uma discussão com nossoscompanheiros para identificar as demandas de cada município e nossa meta, até ofinal do ano, é de entregar mais de 500 moradias”, disse.

A Fetag/AL realizou a primeira entrega de casas do PNHR noSertão e, desde o ano passado, tem convênio firmado com a Caixa EconômicaFederal para levar uma moradia mais digna até a zona rural. Ainda em 2013, afederação entregou 23 habitações rurais a agricultores do município deArapiraca.

Participaram da entrega das casas representantes da CaixaEconômica, da Confederação Nacional da Agricultura (Contag) e líderes sindicaisda região.

 

Mais municípios contemplados

Segundo Rilda Alves, agricultores de outros municípios devemreceber casas do PNHR nos próximos meses. “Em Santana do Ipanema, firmamosconvênio para a construção de 34 casas, que estão com as obras iniciadas. E emPalmeira dos Índios, já recebemos recursos para a construção de 45 habitações”,frisou.

A Fetag/AL também se reuniu com dirigentes sindicais deGirau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Craíbas e Coité do Nóia, para identificar asdemandas dos agricultores e iniciar o processo da habitação rural nesseslocais.