Fetag-AL reforça cadastro do CAR na Bacia do São Francisco

A Fetag-AL iniciou nesta quinta-feira, 18, um curso preparatório para formação de multiplicadores que irão a campo auxiliar agricultores familiares no preenchimento do formulário Cadastro Ambiental Rural (CAR). 
O projeto atende produtores da região da Bacia do São Francisco. No caso de Alagoas, serão dez municípios beneficiados com o objetivo de fazer mais de 3.500 cadastros.
“Quando o curso tiver sido concluído, eles poderão começar fazer o CAR dos associados dos seus respectivos sindicatos. É um passo que estamos dando. Afinal, o nosso agricultor não tem acesso a informática e não pode pegar para fazer o cadastro”, informou Antonio Torres, secretário de Meio Ambiente da Fetag-AL.
De acordo com ele, os agricultores serão mobilizados nos municípios para que compareçam nos sindicatos para fazer o preenchimento do CAR, que será gratuito.
“Se no sindicato houver dificuldade de se fazer o cadastro mediante o uso das imagens de satélite disponibilizadas pelo sistema do governo, um destes técnicos irão com um GPS até a propriedade rural para fazer o cadastro”, esclareceu Torres.
A capacitação, que é realizada por meio do convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente, é específica para atender a demanda de agricultores familiares existentes nos municípios da Bacia do São Francisco. 
Quem não fizer o cadastro até o dia 05 de maio, estará sujeito a penalidades, além de ficar impedido de ter acesso a financiamentos bancários.
“Os técnicos sairão do curso com aparelhos GPS, computadores e impressoras para a realização do trabalho”, afirmou o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, afirmando vai procurar o governo do Estado com o objetivo de cobra uma ação para atender a demanda dos demais municípios que não foram beneficiados por este projeto. “Afinal, em todo o Estado são mais de 124 mil agricultores familiares”, finalizou Oliveira.