FETAG/AL realiza visitas a órgãos públicos para fortalecer articulações políticas

Na terça-feira (02/03) Robério Oliveira, secretário de políticas agrícolas da FETAG/AL, esteve presente em duas visitas a órgãos públicos: Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura (Seagri) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Alagoas (Incra/AL). As pautas de diálogo entre a federação e os órgãos públicos envolveram questões técnicas sobre programas bem como a execução de políticas públicas como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Garantia Safra.

Na reunião com João Lessa, secretário da Seagri, a federação apresentou algumas pautas sobre a agricultura familiar em Alagoas, em especial na região do sertão. Robério Oliveira, secretário de políticas agrícolas falou sobre a importância do programa de distribuição das sementes e do momento destas sementes chegarem até o agricultor familiar de Alagoas.

Outra pauta dialogada entre a FETAG/AL e a Seagri é a demanda de construção de cisternas no município de Belo Monte. Famílias de assentamentos acompanhados pela federação demandam este tipo de política pública que podem ser atendidas pela secretaria de agricultura.

Para Robério Oliveira, “este dialogo com a Seagri é fundamental para que possamos acompanhar e propor medidas na execução de políticas públicas para a agricultura familiar em Alagoas. A federação está aqui para trazer a realidade dos agricultores familiares que acompanhamos e suas demandas”, declara Robério Oliveira.

Já José Lessa, Secretário da Agricultura, apresentou o programa ‘Agro+Perto’ de cadastramento e levantamento de informações sobre os agricultores em Alagoas. O aplicativo da Seagri irá criar um banco de dados sobre a agricultura familiar em Alagoas. “Nosso foco é que o recurso, a semente e o alimento cheguem a quem mais precisa, de forma rápida e direta. Este é nosso objetivo com o aplicativo”.

Reunião no Incra discutiu detalhes técnicos

Na reunião com Cesar Lira, superintendente do Incra/AL, o secretário de políticas agrícolas da FETAG/AL, Robério Oliveira falou sobre os detalhes técnicos que envolvem o Imposto Territorial Rural (ITR) e o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR).

Para melhorar o andamento e a execução dos programas ficou acordado entre a federação e o Incra/AL a realização de um curso on line, com a presença de técnicos do instituto para esclarecer sobre a emissão do CCIR e tudo que envolve a questão legal do certificado.

Ascom FETAG/AL