Fetag-AL realiza seminário de previdência social em Santana do Ipanema

Dirigentes sindicais do Polo do Médio Sertão participaram nesta sexta-feira, 19, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santana do Ipanema, do seminário de previdência social.
Promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), por meio da Secretaria de Políticas Sociais, o encontro debateu as mudanças ocorridas no sistema para concessão de aposentadorias, entre outros benefícios.
Segundo a Fetag-AL, Alagoas conta com 100 STTR divididos em nove polos. “Estamos capacitando os dirigentes de todos estes núcleos. Afinal, todos os benefícios que têm o trabalhador da cidade, o homem e a mulher do campo também têm assegurados. 
Precisamos que estes benefícios cheguem na hora que o trabalhador precise. Por isso, a necessidade desta capacitação”, afirmou Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL.
Convênio
Para agilizar o processo de aposentadoria do homem do campo, a Fetag-AL firmou convênio com o INSS onde os STTR, por meio de formulário, cadastra o trabalhador rural na Previdência Social. 
“Todos os anos são inseridas na pasta do trabalhador as provas que ele tem do exercício da atividade rural a exemplo de nota fiscal, contrato de arrendamento, entre outros documentos. Com isso, quando ele completar a idade para se aposentar, só precisa levar ao INSS apenas os documentos pessoais”, finalizou Genivaldo Oliveira.