Fetag-AL realiza segundo módulo do curso da Enfoc

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) promove esta semana o segundo módulo da quinta turma estadual da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). O encontro, que reuniu dirigentes sindicais alagoanos, foi realizado no centro social da entidade, em Maceió.
Coordenado pela Secretaria de Formação e Organização Sindical, o curso, que teve início na segunda-feira, 04, e se estende até amanhã, sexta-feira, 08, contando com a participação de diretores e do corpo técnico da Fetag-AL.
“Todos estão envolvidos neste processo. Temos um público de 60 pessoas que participam de debates, palestras e oficinas sobre o temas relacionados ao movimento sindical rural”, frisou o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetag-AL, Givaldo Teles, lembrando que o primeiro módulo ocorreu na primeira quinzena de maio.
Na oportunidade, foram debatidos temas relacionados a trajetória de vida dos agricultores familiares e dos trabalhadores rurais assalariados. “Chegamos a ter mais de 200 mil trabalhadores no corte da cana em Alagoas. Atualmente, não ultrapassa os 50 mil. Quanto a agricultura familiar temos que lembrar que é ela que alimenta o Brasil já que as grandes fazendas exportam para outros países”, reforçou o dirigente sindical.
De acordo com ele, também foi debatido temas relacionados as relações de gênero, saúde, corpo e mente. “No quarto dia contamos com a presença do secretário de Finanças da Contag, Aristides Veras, que abordou na palestra sobre a sustentabilidade financeira do movimento sindical”, afirmou Teles, lembrando também que foi debatido o tema da reforma previdenciária.
O encontro será encerrado nesta sexta-feira com uma avaliação do encontro, criando os grupos de estudos sindicais que irão trabalhar e dialogar com as bases, buscando a melhoria da qualidade de vida da classe trabalhadora.  O encontro contou com a presença do presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira.