FETAG/AL realiza reunião virtual para debater campanha ‘RAÍZES SE FORMAM NO CAMPO’ e procedimentos do INSS

Nesta segunda-feira (09) a FETAG/AL através da secretaria de políticas sociais realizou um evento para debater pautas importantes para o MSTTR em Alagoas, que são a educação no campo e a previdência social rural.
Em relação à educação no campo, a federação trouxe para a pauta a campanha nacional “Raízes se formam no campo”, que trata da importância da manutenção e ampliação da educação no campo e também a luta contra o fechamento das escolas nas comunidades rurais.
A diretoria da federação se fez presente através de Givaldo Teles, presidente; Rilda Alves, secretária de políticas sociais; Genivaldo Oliveira, secretário de administração e finanças; Raquel Braz, secretária de mulheres; Leonardo Correia, secretário de formação e organização sindical; Marielle dos Santos Silva, secretária de jovens; Robério Oliveira, secretário de políticas agrícolas; e Florisval Guedes, vice-presidente e secretário do meio ambiente / políticas agrárias.
Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL, assinala a importância de tratar da previdência social rural e a educação no campo. “Este é um momento importante onde reunimos nossos sindicatos para dialogar sobre a educação no campo e a previdência social rural. O movimento não pára e a partir de amanhã estaremos reunindo os sindicatos por pólo e nos preparando para o nosso 6º Congresso Estadual do MSTTR/AL.”
Edjane Rodrigues, secretária de políticas sociais da Contag aponta a importância da campanha e das ações nos municípios para manter a educação no campo e a defesa do legado de Paulo Freire, cujo centenário se comemora este ano. Para Edjane Rodrigues, “o legado de Paulo Freire vem sofrendo um forte ataque do governo federal e perseguição, pois este modelo de educação, baseado na dialogicidade e na práxis não é o modelo que o governo defende. Precisamos ter uma incidência nestes espaços nos municípios, pois é lá que as políticas acontecem na prática”, analisa Edjane Rodrigues.
Rilda Alves, secretária de políticas sociais, fala sobre a importância de articular as demandas da campanha nacional “Raízes se formam no campo” através de audiências públicas nos municípios para debater com a sociedade sobre a educação no campo.
Para Rilda Alves, “Como compromisso vamos entregar a carta compromisso da campanha ao governo do estado e também uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado. Vamos fazer a mesma articulação que fizemos nas audiências públicas sobre a reforma da previdência, o debate nas câmaras de vereadores nos municípios, para realizar audiências públicas para discutir a questão da educação do campo”, declara Rilda Alves.

Capacitação com INSS busca ajudar dirigentes nos processos previdenciários

Outra pauta do evento foi à questão dos processos realizados pelo INSS e como os dirigentes sindicais poderiam ter mais informações sobre o desenvolvimento dos processos realizados pelo INSS na concessão de benefícios previdenciários rurais.
Marcelo Lima, coordenador de comunicação do INSS/AL, apresentou o Programa de Educação Previdenciário (PEP) com informações de como utilizar de forma correta o Meu INSS, o número 135 de atendimento direto e os casos excepcionais cujo atendimento deve ser feito nas Agencias da previdência Social (APS).
Para Marcelo Lima, “sempre que me chamam para fazer formação eu vou, pois a informação, a educação, para que as pessoas façam o processo, isso faz a diferença no acesso aos direitos. Trago aqui elementos do PEP que irão contribuir para que os dirigentes sindicais possam ajudar os agricultores e agricultoras familiares a terem seus direitos garantidos”, aponta Marcelo Lima.
A FETAG/AL através da Secretária de Políticas Sociais Rilda Alves reafirma a importância da capacitação sobre Previdência Social Rural e a parceria com o INSS/AL para que os nossos sindicatos estejam sempre capacitados e prestando um serviço de excelência para os Agricultores Familiares de Alagoas.

Ascom FETAG/AL