Fetag-AL realiza nesta terça-feira abertura do III Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Com o objetivo de discutir propostas de políticas públicas para os trabalhadores rurais, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) inicia a partir desta terça-feira, dia 12, o III Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas.

A solenidade de abertura, prevista para ocorrer a partir das 19h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (antigo Cefet/AL), localizado no bairro do Poço, em Maceió, contará com a presença de representantes de federações de outros estados, CUT e Contag, além de secretários estaduais e do governador Teotonio Vilela Filho.

Segundo a comissão organizadora do evento, o congresso pretende reunir mais de 300 delegados de todos os sindicatos de trabalhadores (as) rurais de Alagoas e será encerrado na próxima quinta-feira, dia 14, com a eleição para a escolha da nova diretoria da Federação.


Com o tema “Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas Avançando no Fortalecimento do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário”, o congresso contará com seis comissões temáticas que discutirão políticas relacionadas as questões agrícolas; agrárias e meio-ambiente; gênero e geração; gestão e auto-sustentação financeira, formação e organização sindical; comunicação, além de assalariados rurais.


“As comissões – formadas pelos delegados – irão discutir propostas que serão encaminhadas para aprovação em plenário no dia 14, quando também será realizada, no período da tarde, a eleição para a escolha da nova diretoria da Fetag-AL”, acrescentou a secretária geral da Federação e organizadora do congresso, Cícera Miranda.


De acordo com a programação, após o encerramento da votação, às 17 horas, será realizada a apuração dos votos e proclamação da chapa vencedora para o quadriênio 2010/ 2014.