Fetag-AL realiza I Oficina de Auto-Formação da região Nordeste da Contag

Representantes do movimento sindical rural dos nove Estados nordestinos estão reunidos em Maceió, até a próxima sexta-feira, 12, participando da I Oficina de Auto-Formação da Região Nordeste.
O encontro, que teve início nesta quarta-feira, tem o objetivo de construir a matriz pedagógica do primeiro módulo da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Participam do encontro representantes da quarta turma do Curso Nacional.
A oficina de mobilização – realizada no centro social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió, é realizada por educadores da Contag. 
“Nestes três dias de encontro vamos debater questões relacionadas ao sujeito, campo, identidade, memória, entre outras questões do movimento sindical rural. A oficina é preparatória para a realização do primeiro módulo do curso que será realizado no Estado do Ceará no período de 20 a 26 de maio”, informou o secretário de Organização e Formação Sindical da Fetag-AL, Givaldo Teles.
A Enfoc foi criada em 2006 com a finalidade de debater questões políticas e práticas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), além de promover estudos sobre temas presentes na agenda sindical. 
Os cursos de formação político-sindical da ENFOC, que contribuem para o processo de Multiplicação Criativa, Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Ação Sindical, têm como princípios e fundamentos a teoria da educação popular e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS).