Fetag-AL realiza capacitação sobre DAP

Cerca de 180 pessoas, entre dirigentes e representantes sindicais de todo o estado, participaram da capacitação sobre Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL). O evento ocorreu no Centro Social da federação.
Com o intuito de repassar as mudanças realizadas na declaração, a secretária de política agrícola da Fetag, Rilda Maria Alves e o assessor técnico Evandro Vieira, ministraram a capacitação. Temas como repasses, limite de renda, grupo B, força de trabalho, modelos de DAP e DAP jovem foram analisados. Também foram feitas simulações da emissão da declaração a fim de que os presentes aplicassem o conteúdo discutido.
“Todo ano realizamos uma capacitação como esta para repassar as mudanças que são feitas na DAP. Convidamos os presidentes dos sindicatos e a pessoa responsável pela emissão da declaração para que, no momento em que a DAP está sendo gerada, não aconteçam dúvidas e nem erros”, explicou Rilda Maria.
Além dos sindicatos, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) também esteve representado na capacitação. “Assim como os sindicatos, o Emater também emite a DAP e por isso aceitamos o convite da Fetag para participar da capacitação. Ao retornamos, reuniremos as informações obtidas aqui e repassaremos para os agricultores”, ressaltou o representante da Emater, Francisco Costa Tenório.