Fetag-AL realiza assembleia para discutir novas regras da previdência social

Na manhã da últimaterça-feira, 19, foi realizado no Centro Social da Federação dos Trabalhadoresna Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) uma assembleia sobre a reformaprevidenciária.

Entre os presentes estavammembros da Federação, como Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL, JoséWilson Gonçalves, Secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dosTrabalhadores na Agricultura (CONTAG) e a Superintendência do InstitutoNacional do Seguro Social (INSS).

A pauta previa um alerta aclasse trabalhadora e discussão a respeito das novas mudanças previstas naprevidência social. Demonstrando assim preocupação por parte das liderançassindicais com as mudanças.

Segundo José WilsonGonçalves, secretário de políticas sociais da Contag, as novas propostas nãoacrescentarão melhorias na vida dos trabalhadores de rede pública, privada ourural. “As propostas ferem os direitos conquistados. Considerando que aprevidência social é uma das politicas que mais distribuem renda e que mais temcontribuído com a melhoria da qualidade de vida de municípios e trabalhadoresrurais”, ressalta o secretário sobre um possível desiquilíbrio que o benefíciotenha causado ao sistema previdenciário.

O secretário de políticassociais da Federação, Leonardo Correia, reforça esse pensamento e acrescenta:“o objetivo da discussão é esse: mostrar a força do movimento sindical, aimportância que o benefício tem para o campo, para o desenvolvimento econômico,social e para se evitar o êxodo rural”, conclui.

Ao abrir diálogo com os líderessindicais do estado junto a Contag, Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL,espera que o que foi discutido em assembleia, chegue até os trabalhadores decada município representado no encontro. “Preocupados com isso, nós domovimento sindical estamos fazendo toda essa mobilização. Esperamos que essedebate possa estar em cada município, que o sindicato esteja lá absorvendo essasinformações e levando para o campo”, ressalta o presidente da Federaçãoalagoana.

Devido o aumento daexpectativa de vida, que gera um possível desequilíbrio no sistema daprevidência social, há a discussão sobre mudança de regras. Entre os pontos previstosestão à introdução de uma nova fórmula, que altera o cálculo do valorprevidenciário de acordo com a idade, tempo de contribuição e acréscimo depontos em determinadas datas.

A Contag já prepara novasdiscussões que serão dialogadas em seminário junto ao senado federal, nopróximo dia 27 e as Fetags, de todo o país, tem realizado assembleias com omesmo intuito, de alertar e explanar as novas mudanças para a classetrabalhadora.