Fetag-AL promove seminário sobre Cadastro Ambiental Rural

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), promoveu, nesta quinta-feira, 26, uma capacitação para representantes de 100 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). A atividade, iniciada às 9h30, foi sediada no Centro Social da Fetag-AL, em Mangabeiras. 
O evento teve como objetivo apresentar aos trabalhadores rurais a importância da realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pelo novo código florestal, e obrigatório para todos os imóveis rurais. O CAR é considerado um instrumento necessário para o auxílio no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
Para o secretário de Meio-ambiente da Fetag-AL, Antônio Torres, o intuito da atividade é também gerar conscientização dos agricultores. “Debater questões ambientais é nossa meta, buscamos sensibilizar nosso público, conscientizá-lo e promover o incentivo para que eles realizem o cadastro ambiental rural”, afirmou.
Representando o STTR de Feliz Deserto, Mônica Ursulino participou do evento. “A partir da atividade, a gente vai conhecer a importância do cadastro, o passo a passo da efetuação, e como ele irá beneficiar o produtor”, disse. 
A capacitação foi realizada em conjunto com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A engenheira florestal do IMA, Luise Andrade, explicou aos participantes as informações necessárias para que eles sejam cadastrados, e falou sobre a segunda etapa do CAR.
 “Na capacitação falamos sobre conceitos, quais áreas devem ser cadastradas, e quando deve ser feito um novo cadastro. O produtor pode baixar o aplicativo na internet e efetuar sua inscrição. Ao receber o cadastro, o IMA irá fazer a análise e emitir recibo sobre a regularidade ambiental da propriedade. O Instituto está a disposição para tirar dúvidas e oferecer suporte”, declarou Luise.
Também a convite da Fetag-AL, o analista ambiental do Ibama, Filipe Tenório, falou sobre a importância do cadastro dos produtores. “É uma exigência do novo código florestal, que oferece prazo até junho do próximo ano para a realização do cadastro. Aqueles que não se cadastrarem deixam de ter acesso a uma série de benefícios, como possibilidade de obtenção de crédito rural”, informou.