Fetag-AL prepara juventude para sucessão rural

Por meio de programas que tratam especificamente do contexto da juventude rural, trabalhadores rurais alagoanos são preparados para lidar com a sucessão rural.  São em projetos como Jovem Cidadão e Jovem Saber, criados por iniciativa da Fetag-AL,  que os agricultores esclarecem muitas de suas dúvidas na hora de decidir o seu destino. 

De acordo com a secretária de jovens da Fetag-AL, Marielle dos Santos, é preciso abordar, cada vez mais cedo, os fatores que levam à sucessão rural pois “antes mesmo de assumir as propriedades de produção, o jovem tenta trilhar o caminho da vida urbana, sem antes constatar que é possível viver de forma produtiva no meio rural” .

Para que o êxodo não aconteça, hoje, as entidades de classe mobilizam-se para inserir, cada vez mais, o jovem nas decisões sindicais. De acordo com o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira,  a sucessão é um desafio a ser superado com oportunidade de emprego e renda que o meio pode oferecer.

“O jovem engajado nos projetos recebem informações de como superar dificuldades de comercialização, ofertar alternativas de matriz produtivas e informações de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). É tendo acesso à políticas públicas, que, o jovem pode assegurar sua permanência no campo”, destaca.

 Segundo a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de oito milhões de jovens brasileiros residem no meio rural.Com idade de 18 a 28 anos, eles foram responsáveis por acessar 37,4% dos recursos destinados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).