Fetag-AL participa de reunião do Cedafra

O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Robério Oliveira, e o secretário de Políticas Agrárias, Manoel Felizardo, participaram esta semana de mais uma reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra). Realizado na sede da Emater, o encontro contou com uma pauta que debateu a utilização agropecuária na área ribeirinha dos 65 Km da obra já em funcionamento. 
“Foi feita uma analise das culturas que serão plantadas nos perímetros irrigados de Pariconha, Delmiro Gouveia e Inhapi, além da quantidade de famílias que serão beneficiadas com a água procedente do Canal do Sertão”, informou Robério Oliveira, lembrando que o projeto irá atender 323 famílias no município de Pariconha, 190 em Delmiro Gouveia e 236 em Inhapi.
De acordo com ele, o projeto do primeiro perímetro irrigado, em Pariconha, já foi concluído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os outros dois em Delmiro Gouveia e Inhap estão em fase de levantamento fundiário e estudo de topografia e devem ser concluídos até dezembro.
Segundo o estudo técnico realizado pela Codevasf, deverão ser realizados nestes perímetros o plantio de frutas como mamão, goiaba, caju e banana, além de grãos como feijão e milho.
“As família serão divididas em três grupos com áreas de seis, 20 e 50 hectares. O tamanho das áreas será determinado pela qualidade do solo, quanto mais profundo, menor será a dimensão já que diminui o risco de salinização”, afirmou Oliveira, lembrando que nas áreas maiores será incentivada a criação de ovinos para corte e de caprinos de leite.