Fetag-AL participa de palestra sobre segurança alimentar

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado deAlagoas (Fetag-AL) participou, nos dias 29 e 30 de agosto, em Recife, de umasérie de discussões promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar eNutricional (Consea). O evento contou com a participação de representantes dasociedade civil de Alagoas e do país nos debates sobre a aplicação de políticaspúblicas voltadas para a alimentação.

A reunião teve o objetivo de apresentar a organização atualdos conselhos nos Estados e analisar a aplicação dos recursos destinados aprojetos de segurança alimentar. Durante a reunião, os participantes traçaramestratégias para a criação dos conselhos nos municípios, o que irá favorecer amelhor distribuição dos alimentos oriundos da agricultura familiar.

A medida deve garantir o repasse dos produtos para asfamílias que se encontram em situação de insegurança alimentar, e ao mesmotempo irá fortalecer a produção do agricultor. A secretária de PolíticaAgrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, esteve no evento e destacou a importânciadas discussões para os projetos alimentares. “Dentro dos conselhos, nósanalisamos se as políticas voltadas para a alimentação estão sendo executadas,e se realmente os projetos estão dando condições mais dignas às famílias”,explicou.

Segundo Rilda, é preciso que os conselhos sejam implantadosnos municípios alagoanos para que as políticas públicas tenham uma melhoraplicação. “O Consea tem a legitimidade para aprovar a distribuição dosalimentos, atua no Programa de Alimentação Escolar, e é importante que osmunicípios participem diretamente dessa articulação. Enquanto os conselhos nãoforem implantados, teremos dificuldades para trabalhar”, concluiu.

O Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar foi criado em2003 para oferecer políticas públicas que garantam alimentação às famíliasbrasileiras. Integrado ao Ministério de Desenvolvimento Social de Combate àFome (MDS), o Consea articula junto ao governo a aplicação do Programa Nacionalde Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos daAgricultura Familiar (PAA), entre outros projetos.