Fetag-AL participa de audiência pública sobre habitação rural

Uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas, segunda-feira passada, dia 13, para debater o andamento das ações do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) em Alagoas. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, junto com outros integrantes da Federação, participaram do evento, que é muito importante para expor as dificuldades do meio rural alagoano.

“É muito importante que as autoridades do Estado conheçam as necessidades e dificuldades dos trabalhadores rurais de Alagoas, principalmente no que diz respeito a habitação dos agricultores familiares”, declarou Genivaldo Oliveira. “Viemos aqui para juntos encontrarmos soluções para os problemas. Já existem várias políticas públicas para que as famílias possam permanecer no campo, mas ainda temos muitos problemas”, disse.

Segundo queixa dos trabalhadores rurais, a burocracia com a exigência de documentos é o principal entrave para conseguir efetuar o cadastro no PNHR na Caixa Econômica Federal. Assim, muitos deles seguem sem conseguir efetuar o cadastro, mesmo estando dentro das exigências do público alvo do programa.

“Viemos aqui levantar questionamentos e apresentar as nossas dificuldades, como a falta de assistência técnica, sem a qual temos um prejuízo grande com a ausência de pessoas que realizem bons projetos, além d a questão da moradia rural, que faz com que muitas famílias deixem o campo por não terem condições dignas de moradia”, contou Rilda Maria Alves, secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL.

“Precisamos que a Emater seja reaberta. A assistência técnica é essencial para o melhoramento da produção, principalmente aos agricultores familiares. Sem assistência técnica e sem pesquisa é impossível manter uma produção com qualidade”, afirmou o presidente da Fetag-AL.

Para a Secretaria de Estado da Agricultura a audiência pública, que foi solicitada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), é o primeiro passo, mas ainda há muito a ser feito. “Temos que realizar mutirões para que soluções possam de fato ser apresentadas, pois ainda há muitos problemas no meio rural”, explicou José Marinho, subsecretário de Agricultura e Desenvolvimento.