Fetag-AL monta força tarefa para agricultores não perderem benefícios da renegociação

10/16/2017 6:45:06 PM
Fetag-AL monta força tarefa para agricultores não perderem benefícios da renegociação

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) montou uma força tarefa junto com entidades governamentais e sociais no sentido de mobilizar os agricultores familiares para não perderem o prazo concedido pela Lei 13.340/16 que permite a renegociação e ou liquidação dos débitos rurais.
A legislação permite aos produtores rurais do Nordeste o pagamento de dívidas vencidas até dezembro de 2011. As regras, cujo prazo se encerra no dia 29 de dezembro próximo, são aplicadas aos débitos contraídos por meio de financiamentos obtidos junto ao Banco do Brasil, Banco do Nordeste e os inscritos na União.
No caso do Banco do Brasil, só será feita a liquidação da dívida. Por outro lado, o Banco do Nordeste, além de liquidar, também está autorizado a renegociar os débitos.
No artigo 3º, a Lei 13.340/2016 autoriza a concessão de rebate para liquidação até 29 de dezembro/2017 das operações de crédito rural referentes a uma ou mais operações do mesmo mutuário, o que inclui o Banco do Brasil.
“Estaremos nesta terça-feira em Olho d’Água das Flores e na próxima sexta-feira em Delmiro Gouveia mobilizando nossas bases. Vamos fazer este trabalho de sensibilização em todas as regiões do Estado. O agricultor familiar não pode perder esta oportunidade”, declarou o vice-presidente da Fetag-AL, José Robério de Oliveira.
De acordo com ele, os encontros contarão com a participação de dirigentes do movimento sindical rural, associações e cooperativas, além de representantes da Emater, secretárias municipais de agricultura e dos bancos do Nordeste e do Brasil que também farão parte da força tarefa.&nbsp