Fetag-AL mobiliza mulheres para a Marcha das Margaridas

Com o propósito de reforçar a participação efetiva das mulheres trabalhadoras rurais alagoanas na Marcha das Margaridas, a Fetag-AL, por meio da Secretaria de Mulheres, vem realizando uma série de mobilizações nos polos sindicais rurais do Estado.
A Marcha das Margaridas será realizada, em Brasília, no período de 11 a 12 de agosto. “Nossa meta é levar mais de 500 mulheres para este evento que ocorre no Distrito Federal. Dez ônibus foram disponibilizados para transportar o grupo de Alagoas. Essa será a quinta edição do evento que já tem 15 anos de existência”, declarou a secretária de Mulheres da Fetag-AL, Edjane Rodrigues.
Participarão do encontro nacional, mulheres de todos os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Alagoas, além de representantes da CUT e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras.
“Fizemos uma série de eventos para o lançamento da Marcha em todos os polos sindicais, além de um curso de formação. Nestes encontros também foram construídas as pautas, a exemplo de saúde, educação, violência, titularização da terra, entre outros pontos”, afirmou Edjane, lembrando que esta semana o lançamento foi feito na comunidade rural de Baixo do Galo, em Inhapi, e, por fim, no Polo Agroalimentar de Arapiraca.
A Fetag-AL informa que as mulheres trabalhadoras rurais que desejarem participar do evento em Brasília, devem procurar o STTR do seu município para fazer a inscrição.

Fetag-AL mobiliza mulheres para a Marcha das Margaridas

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) realiza nesta quinta-feira, 18, o trabalho de mobilização com mulheres rurais que fazem parte do polo do Litoral Norte para o lançamento da Marcha das Margaridas. A quinta edição do evento nacional será realizado em Brasília, no mês de agosto.
A ação, que terá início a partir das 09 horas, será realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Passo do Camaragibe e contará com a presença das secretárias de Mulheres e de Geral da Fetag-AL, respectivamente, Edjane Rodrigues e Maria do Ó do Nascimento.
“Estamos realizando este trabalho em todos os nove polos sindicais. Nesta ação de Passo do Camaragibe, devemos contar com mais de 50 mulheres que fazem parte dos 12 STTR da região”, afirmou Maria do Ó.
A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. 
O movimento se caracteriza por mobilizar mulheres trabalhadoras rurais em todos os Estados, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornando-se a maior ação formada por mulheres na América Latina.