Fetag-AL lança projeto de alimentação saudável para dentro das escolas

Estudantes da Rede Estadual de ensino em Alagoas devem ser contemplados com uma alimentação de qualidade na merenda escolar, por intermédio do projeto Alimentação Certa. O programa, desenvolvido no Estado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), pretende levar produtos da agricultura familiar para dentro das escolas.
Apresentado nesta segunda-feira as lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), no centro social da Fetag-AL, em Maceió, o objetivo do projeto é garantir um desenvolvimento saudável para os alunos e aumentar a renda do agricultor.
Segundo Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL, o projeto surgiu através da produção vinda da agricultura familiar, que deve ser destinada, por intermédio de acompanhamento técnico, ate os alunos da rede estadual. “O primeiro passo é a compra, pelo governo do estado, de cerca de 30% da merenda escolar vinda da produção do agricultor familiar. Com a compra dos alimentos garantida, iremos colocar técnicos agrícolas acompanhando diretamente a produção, além de nutricionistas que irão produzir um cardápio de qualidade para os alunos”, explicou.
De acordo com Genivaldo, além da qualidade dos alimentos, uma grande diversidade de produtos deve estar no prato dos alunos. “Vamos analisar mais de 100 alimentos e tudo será acompanhado de perto”, frisou.
A Secretaria de Estado da Educação também esteve na apresentação do projeto feita as lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e aprovou a iniciativa da Fetag-AL.  De acordo com Mario Sergio, assessor técnico da SEE, o projeto vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos estudantes. “Os alunos, principalmente do interior, não têm um acompanhamento nutricional e se alimentam com o que é oferecido. Sem dúvida, uma alimentação saudável vai contribuir com o desenvolvimento deles e, se nós alcançarmos pelo menos 30% dos recursos da merenda escolar, um grande passo já será dado” afirmou.
O projeto Alimentação Certa tem o apoio do governo do estado e deve ser implantado nas escolas ainda este ano.