Fetag-AL integra articulação de evento sobre segurança do trabalho

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), vem participando, desde o início do mês, de atividades relacionadas ao Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa do Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (Getrin).

Nesta segunda-feira, 07, às 14h, demais entidades do estado que integram o grupo, participaram de uma reunião na sede Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/AL), no bairro da Jatiúca, para definir a sequência de atividades desempenhadas pelo Programa.

De acordo com a juíza do Trabalho responsável pelo Getrin, Carolina Bertrand, o Brasil está entre os países que possuem mais acidentes de trabalho, e medidas como educação e orientação podem ajudar a mudar esse delicado quadro.

“Nosso objetivo é conscientizar empregados, empregadores e a sociedade em geral, para diminuir o possível risco de adoecimento. Como pontapé inicial para as ações que planejamos executar ao longo do ano, iremos promover uma atividade no dia 25 deste mês em Palmeira dos Índios, e outra no dia 27, na orla de Maceió”, informou.

No próximo dia 27, em que se comemora o dia nacional de prevenção de acidentes do trabalho, a Fetag-AL e os demais membros que fazem parte do Getrin articulam uma atividade na orla da Ponta Verde, com intuito de promover palestras educativas, microaulas, prestação de serviços como ginástica laboral, medição de pressão arterial, teste de glicemia e esclarecimentos sobre questões trabalhistas.

Este ano, o programa busca contemplar trabalhadores rurais e funcionários da área da saúde, categorias que apresentam altos índices de adoecimento em decorrência de condições irregulares de trabalho. Segundo o secretário de Assalariados da Fetag-AL, Cícero Domingos, a parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), vem para somar forças em benefício dos trabalhadores.

“A Fetag faz um trabalho de prevenção, vai ao campo, nesse sentido, de observar se o trabalhador está portando os equipamentos necessários. Com o apoio do TRT e das outras entidades envolvidas, nós iremos somar forças para a realização destas ações”, destacou.