Fetag-AL inicia segundo módulo da Enfoc

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) deu início nesta segunda-feira, 18, ao terceiro curso do segundo módulo da Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional da Agricultura (Contag).
O curso – que prossegue segue até próxima sexta-feira, dia 22 – conta com a participação de 56 dirigentes sindicais que estão sendo capacitados na formação, concepção, prática sindical e metodologia da formação.
O curso, que foi dividido em três módulos, teve a primeira etapa realizada no primeiro trimestre deste ano. A programação prossegue no decorrer desta semana com a realização de três oficinas. Na oportunidade, serão discutidas as seguintes temáticas: assistencialismo; previdência, declaração de aptidão do produtor, entre outros itens que serão debatidos por intermédio de peças teatrais.
“As oficinas tem o objetivo de conhecer proporcionar aos dirigentes que fazem parte da formação, a oportunidade de conhecer a história do surgimento do movimento sindical em Alagoas. O conteúdo das oficinas deve levar o trabalhador a refletir sobre o seu papel como dirigente. Estamos realizando um grande curso de lideranças sindicais com a finalidade de formar e capacitar ainda mais os nossos dirigentes”, declarou Givaldo Teles, secretário de Formação e Organização Sindical da Fetag-AL.
O presidente da Federação, Genivaldo Oliveira, afirmou que a Enfoc surge como uma oportunidade de fortalecer o movimento sindical no Estado com uma maior capacitação das lideranças de classe. “A Escola capacita os dirigentes, fazendo com que eles possam aprimorar também o processo de negociação junto a classe patronal e as lideranças de governo na busca de melhorias para a classe trabalhadora rural”, ressaltou.