Fetag-AL inicia retomada do programa Amigo Trabalhador

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), por intermédio da Secretaria de Assalariados, iniciou o diálogo com o governo estadual para a retomada do programa “Amigo Trabalhador”.
Criado no governo passado, o programa contempla trabalhadores rurais do corte da cana com uma bolsa mensal no valor de R$ 130 que é disponibilizada no período dos quatro meses da entressafra.
Segundo dados da Fetag-AL, na entressafra passada, mais de dois mil trabalhadores rurais foram beneficiados com a bolsa. 
“Vale destacar que o projeto prevê o atendimento a 12 mil trabalhadores rurais. Mas, no primeiro ano do programa, apenas 70 trabalhadores foram contemplados”, afirmou Cícero Domingos, secretário de Assalariados.
De acordo com o dirigente sindical, havendo a continuidade do programa em 2015, além do pagamento da bolsa, está prevista a realização de cursos de formação para os trabalhadores. 
“A capacitação é importante por ensinar um novo ofício a estes trabalhadores que ficam sem emprego durante vários meses e sem ter como sustentar as famílias”, reforçou Domingos.