Fetag-AL firma parceria com TRT por segurança no trabalho

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), participou, na segunda-feira, 30, às 14h, de uma reunião na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), no Centro.

O evento, que contou com a presença de outras entidades do Estado compromissadas com a saúde e a segurança do trabalho, foi realizado para a realização de parceria no intuito de promover elaboração, efetivação e monitoramento de ações voltadas à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho no estado.

Representada pelo vice-presidente Robério Oliveira, e o secretário de Assalariados, Cícero Domingos, no encontro, a Fetag-AL formalizou sua participação no Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa do Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (Getrin).

De acordo com Robério, como membro do Getrin, a Fetag-AL se compromete a participar da articulação de ações que fazem parte das metas do programa para 2014. Entre elas, está a divulgação do Programa em diversas mídias, e a realização de palestras.

“Faremos a divulgação do Getrin nos transportes coletivos usados pelos trabalhadores rurais, além da promoção de palestras nos municípios do estado, nos postos de trabalho na área de assalariados, e na agricultura familiar, apresentações em feiras e assembleias das entidades, com ênfase nesse trabalho educativo para o trabalhador rural”, informou.

Domingos destaca a importância da parceria firmada entre a Fetag-AL e o TRT. “É de grande valia, pois a Federação, enquanto representante dos trabalhadores rurais, tem total interesse de participar dessa iniciativa, em definir as pautas de atuação junto com o Getrin”, disse.

Ainda segundo Domingos, uma próxima reunião de articulação do Programa foi marcada para o próximo dia 7. “Estaremos na sede do Cerest, por volta de 14h, para apresentar as atividades que cada entidade envolvida já realizou e definir as próximas ações”, declarou.

O Getrin é formado ainda por entidades como Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CremAL), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e do Sindicato da Indústria e da Construção Civil de Maceió (Sinduscon).