Fetag-AL elabora pauta reivindicatória a ser entregue ao Governo Estadual

Representantes da diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) e demais lideranças do movimento sindical rural estiveram reunidas, na manhã desta terça-feira, dia 26, na sede do centro social, para elaborar a pauta reivindicatória que será entregue ao governador Teotonio Vilela Filho.

“Se não avançarmos com a pauta, através do diálogo, teremos de trazer os trabalhadores até Maceió para a sociedade tomar conhecimento do descaso com a agricultura familiar”, destacou o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira. 

Na pauta, quatro pontos receberam destaque. O primeiro foi uma maior eficácia do projeto Amigo Trabalhador, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para cadastrar os trabalhadores desempregados no período da entressafra, dando-lhes auxílio e garantindo qualificação durante a fase sazonal de contratação pelas usinas.

A obra do Canal do Sertão também foi destacada, pois a Fetag-AL pretende discutir como será o aproveitamento desses trabalhadores que vivem nas áreas margeadas pelo Canal, seu remanejamento e sobre como será feita a distribuição da água.

Na pauta, não ficou de fora também o problema relativo à violência na zona rural, onde muitos trabalhadores se vêm obrigados a abandonar suas casas por medo de assaltos e arrombamentos, em função da vulnerabilidade em que vivem.

Outro questionamento levado à pauta pela entidade é sobre o papel do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL e suas políticas de assistência técnica, pois o número de profissionais disponibilizados ainda é pouco significativo e, dessa forma, a Fetag-AL propõe realização de concurso público para atender a demanda dos trabalhadores que necessitam de agrônomos, veterinários e zootecnistas.