Fetag-AL discute em Brasília renegociação de dívidas agrícolas

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado deAlagoas (Fetag-AL) participa, nos dias 04, 05 e 06 de setembro, em Brasília, deuma série de reuniões do Coletivo Nacional de Política Agrícola da Contag.Representantes de agricultores dos 27 Estados do Brasil participam do evento.

No encontro, que acontece todo ano, os trabalhadores ruraisse reúnem com a confederação nacional da categoria para apresentar asdificuldades enfrentadas pelos produtores – como a assistência técnica e a renegociaçãode dívidas agrícolas – e reunir propostas que contribuam para a melhoria devida do agricultor familiar. Representantes do governo federal tambémparticiparão do evento, e devem ajudar os trabalhadores a encontrar soluçõespara os problemas apresentados.

Especialmente sobre as dívidas agrícolas, os participantes avaliarãoa atuação dos Bancos nos Estados, com o objetivo de verificar se asinstituições realmente atendem às demandas dos agricultores. A secretária dePolítica Agrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, explicou que muitos bancos demorama reconhecer os pagamentos dos agricultores, dificultando a aquisição de maiscréditos. “Nas agências que não têm funcionários para atender a demanda, osagricultores pagam suas dívidas, mas os pagamentos demoram a ser debitados.Isso é um grande problema, já que após o pagamento muitas pessoas ainda ficamna lista do SPC e Serasa”, disse.

Nas reuniões, os trabalhadores também irão unificar aspropostas discutidas nas Conferências Territoriais e Estaduais de DesenvolvimentoSustentável e Solidário, que têm o intuito de reunir as dificuldades epropostas de agricultores de todo o país para a criação de um plano nacional dedesenvolvimento rural. Rilda Alves também falou sobre a importância dessasdiscussões. “É uma troca de informação pra gente se organizar e defender nossaregião. Estamos sendo solidários, compartilhamos os conhecimentos, e issofortalece nossa luta por melhorias”, concluiu Rilda.