Fetag-AL destaca sucesso da cultura de abacaxi em Arapiraca

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira, destacou o sucesso da Associação dos Plantadores de Abacaxi do Sítio Poção, em Arapiraca. 
“Existe uma cadeia produtiva que conta com uma assistência técnica prestada pela secretaria municipal de Agricultura de Arapiraca, além de ter a garantia da comercialização dos órgãos institucionais. Ficamos satisfeito com a organização desses produtores de abacaxi que contam com uma perspectiva positiva de futuro”, reforçou Oliveira.
De acordo com o líder dos agricultores familiares do Estado, o sucesso da associação dos produtores de abacaxi é um exemplo a ser levado para outras culturas.
“A gente gostaria que isso fosse estendido para outras culturas também. Mas é preciso que o governo do Estado dê a assistência técnica necessária para que o agricultor possa continuar no campo produzindo e fornecendo alimento saudável”, afirmou Oliveira.
Financiamento
Segundo ele, o financiamento obtido por meio das instituições financeiras, por serem créditos subsidiados com taxas de juros garantidos, contribuiu para o sucesso da associação. “A associação do Sítio Poção tem 100% de adimplência”, reforçou.
De acordo com Oliveira, anteriormente, produtores tiravam empréstimos junto a agiotas, pagando uma taxa de juros alta. “Muitas vezes, o que eles conseguiam obter com a produção, mal conseguiam pagar os empréstimos”, recordou.