Fetag-AL denuncia que sementes distribuídas pelo governo não atendem demandas dos municípios

A secretária de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Rilda Alves, declarou que a quantidade de semente distribuída pelo governo estadual está abaixo da demanda apresentada pelos municípios.
“A quantidade é muito inferior. Temos casos de municípios que solicitaram seis mil quilos de sementes e só recebeu 800 quilos. Isso está gerando um clima de desconforto entre os Sindicados dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e os agricultores. Afinal, os sindicatos não sabem como fazer a distribuição das sementes que foram liberadas de forma a atender a todos os cadastrados”, afirmou Rilda.
Só os STTRs em conjunto com a Fetag-AL cadastraram, aproximadamente, cinco mil agricultores residentes em 19 municípios alagoanos, totalizando uma demanda de 3.390 kg de sementes de feijão, arroz, milho, algodão mamona, entre outras.
Segundo a secretária, por conta da seca, os bancos de sementes praticamente não existem mais. “Os agricultores não tiveram como guardar as sementes e o que havia estocado teve que ser consumido para as famílias tivessem condições sobreviver à seca”, desabafou.
Para tentar amenizar o problema e conseguir que uma quantidade maior de sementes seja liberada, a Fetag-AL vai procurar o governo estadual e as prefeituras municipais para que novos lotes possam ser distribuídos. “A semente precisa chegar enquanto há chuva. Caso contrário, os agricultores não terão mais como plantar”, finalizou Rilda Alves.