Fetag-AL denuncia problemas com sementes doadas aos agricultores familiares

A Secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Alves, denunciou que a primeira remessa de sementes de feião doadas pelo governo do Estado, plantada com expectativa pelos agricultores familiares, não germinou.
“O agricultor recebeu as sementes no fim de maio, plantou no tempo certo, mas o feijão não nasceu. Não foi falta de chuva. Elas eram ruins. Fizemos um levantamento junto aos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para confirmar a informação”, declarou a dirigente sindical.
Segundo Rilda Alves, apenas os grãos enviados na segunda remassa germinaram. ”Desta vez, as sementes entregues foram de melhor qualidade e nasceram, amenizando os prejuízos as centenas de famílias que tiram o sustento da lavoura”, reforçou.
A dirigente sindical afirmou que houve casos de agricultores que ficaram sem receber as sementes. “O cadastro foi feito pelos sindicatos e pelas secretarias municipais de agricultura. Mas, na entrega, houve um descontrole e as sementes não chegaram aos sindicatos. Com isso, teve gente que não teve o que plantar. Faltou uma gestão mais efetiva por parte da Secretaria de Estado da Agricultura”, denunciou.