Fetag-AL debate situação da mulher na Jornada das Margaridas

A reivindicação sobre melhores condições de trabalho para asmulheres do campo e a luta pela efetivação de políticas públicas voltadas paraa categoria estão em pauta, desde o dia 17 deste mês, em Brasília, na Jornadadas Margaridas 2013. A Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores naAgricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) representa as agricultorasalagoanas no evento, que segue até amanhã (21).

A jornada reúne agricultoras, lideranças sindicais e demaisrepresentantes da classe feminina numa grande discussão com líderes do governo sobreas ações que devem ser realizadas em prol da agricultura familiar em todo opaís. Estão sendo abordados assuntos sobre agroecologia, biodiversidade, segurançaalimentar, direitos sexuais, democratização dos recursos naturais, autonomia econômica,trabalho e renda, entre outros temas.

Nesta terça-feira, os participantes estiveram no Ministériodo Desenvolvimento Agrário (MDA) para discutir questões de reforma agrária, orepasse de recursos para programas como o Seguro Safra e debates sobre assistênciatécnica. Ontem, as agricultoras estiveram no Ministério de DesenvolvimentoSocial (MDS) reivindicando melhorias nos programas de saúde para a mulher, elevantaram discussões sobre a legalização de reservas naturais utilizadas comomeios de trabalho das agricultoras.

Todas as reivindicações abordadas na jornada fazem parte deum balanço, apresentado nos dois primeiros dias de evento, que mostrou osprogramas que estão sendo executados, os que estão pendentes e as ações realizadaspara negociar a implementação dos projetos nos Estados.

 

Secretária daFetag-AL reconhece importância do evento

Para a secretária de Mulheres da Fetag em Alagoas, MariaAparecida da Silva, o encontro é fundamental para reforçar a busca pormelhorias da categoria. “Viemos reivindicar a situação das mulheres do nossoEstado, e estamos preparadas para buscar uma solução. O programa da campanhapara a documentação rural da mulher, por exemplo, não estava funcionando, masfomos à luta e conseguimos efetivar a campanha”, disse a secretária.

Segundo Aparecida, as propostas apresentadas pelo governo duranteo evento ainda são analisadas para que se tome uma decisão final sobre o quedeve ser feito. “Nós temos um tempo para estudar as propostas e depois damos aresposta. A gente negocia, forma um grupo de trabalho com a Contag e depoisapresentamos ao governo”, frisou.

 

Homenagem à MargaridaAlves

A edição deste ano da Jornada das Margaridas também faz umahomenagem pelos 30 anos do assassinato de Margarida Alves, líder sindical mortapor latifundiários na cidade de Alagoa Grande, na Paraíba, e que dá nome aoevento. Durante a jornada, os participantes realizaram um ato para lembrar deMargarida, um dos maiores exemplos de luta pelos interesses da classe femininano campo.