Fetag-AL debate desassociação do movimento sindical

Com a presença de dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Alagoas, a Fetag-AL realizou nesta terça-feira, 18, a reunião do Conselho Deliberativo. O principal ponto discutido no encontro são as mudanças ocorridas no movimento sindical.
“É uma pauta que vem sendo debatida há mais de dois anos, onde já temos até uma decisão do Supremo Tribunal Federal de que hoje contamos com duas categorias no campo. São elas: assalariados rurais e os agricultores familiares”, afirmou Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL.
De acordo com ele, caso os STTR decidam pela desassociação e optar por apenas uma categoria, poderá haver no município dois sindicatos rurais. 
“É um tema polêmico que precisa ser debatido. Por isso, estamos dando total liberdade para os STTR. Pretendemos continuar juntos, mas isso vai depender da discussão que vier no decorrer dos próximos meses. Só não podemos enfraquecer o movimento”, reforçou Oliveira. 
O encontro do Conselho Deliberativo, realizado no centro social da Fetag-AL e que teve a participação de todos os secretários da diretoria da federação, contou com lideranças dos 100 sindicatos dos trabalhadores rurais existentes em Alagoas, tanto de assalariados, quanto de agricultores familiares.