Fetag-AL cria primeiro grupo de mulheres agriculturas do crédito fundiário

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), por meio da Secretaria de Políticas Agrárias, criou o primeiro grupo do Crédito Fundiário formado, exclusivamente, por mulheres agriculturas rurais.
Composto por 14 mulheres, todas residentes na comunidade Flores da Serra, zona rural do município de Olho d’Água do Casado, o grupo recebeu do Banco do Nordeste os documentos das propriedades rurais em um evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores. 
A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Fetag-AL, Robério de Jesus, e do secretário de Políticas Agrárias, Manoel Felizardo, que representaram a federação alagoana.
“Trabalhamos com muito empenho para que elas pudessem receber suas propriedades. Em geral, um processo demora anos e conseguimos resolver todas as questões em apenas 11 meses. Elas são donas de suas propriedades”, afirmou Manoel Felizardo.
O Crédito Fundiário é um programa que compra uma determinada propriedade rural, com recursos do governo federal, dividindo-a em lotes. Cada família contemplada tem o prazo de 35 anos para quitar o débito, tendo cinco anos de carência. 
“Se pagar as prestações em dia, o agricultor ainda recebe um desconto de 40% na prestação”, afirmou o vice-presidente da Fetag-AL, lembrando que cada agricultora recebeu uma área de 14 hectares, onde poderá tirar o sustento de toda a família.