Fetag-AL convoca agricultores familiares para fazer o CAR

A Secretaria de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) alerta aos agricultores familiares alagoanos, com propriedades até quatro módulos fiscais, sobre a obrigatoriedade de se fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O cadastro é um instrumento estabelecido pela legislação federal para ajudar no processo de regulamentação das propriedades e posses rurais quanto a questão ambiental, identificando e estabelecendo Áreas de Preservação permanentes (APP) e Reservas Legais.
As regras para a marcação destas áreas são diferenciadas para a agricultura familiar, assentamento da reforma agrária, quilombos e áreas indígenas, entre outras.
De acordo com Antonio Torres, secretário de Meio Ambiente, o prazo estipulado por lei para que o cadastro seja finalizado será encerrado no dia 08 de maio de 2015.
“No Brasil temos 65% das propriedades de pequenos agricultores com até quatro módulos. Em Alagoas, são 85 mil áreas. Mas o problema é que o cadastro não vem sendo feito por estas famílias”, afirmou o dirigente da Fetag-AL, esclarecendo que o cadastro nas áreas de assentamentos é coordenado pelo Incra.
Para fazer o cadastro, o agricultor deve apresentar o documento e o registro da propriedade no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município. “Ao informar onde fica localizada a área, um técnico fará com GPS o levantamento se a propriedade tem espaços de reserva ambiental”, declarou o representante da Fetag-AL.