Fetag-AL comemora resultados do GTB de 2013

Fetag-AL comemora resultados do GTB de 2013

 

O secretário de Comunicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (Fetag/AL), Cícero Domingos, anunciou, essa semana, as decisões tomadas pelos ministérios do governo federal referentes as reivindicações do 19º Grito da Terra Brasil (GTB), realizado este mês, em Brasília.

Uma das reivindicações do GTB foi a conquistada do registro de algumas federações e sindicatos de vários Estados do Brasil, dentre elas estava a Fetag/AL, que ainda não tinham o reconhecimento federal pelo Ministério do Trabalho.

Segundo Cícero, o documento estava tramitando no Ministério há algum tempo. “Estávamos numa situação de clandestinidade, pois não tínhamos registro conferido pelo Ministério do Trabalho. Um exemplo disso era que nas convenções coletivas da Federação, quem assinava os documentos eram os sindicatos”, revela ele.

Um relatório final, constando todas as decisões dessa edição do GTB, aguarda liberação do ministro Gilberto Carvalho, secretário geral da presidência da república, para ser enviado a todas as federações e sindicatos de trabalhadores rurais do Brasil.

Alagoas

Sobre a edição deste ano do Grito da Terra Alagoas (GTA), Cícero disse que ainda não há uma data definida para o evento. As pautas já foram entregues ao governo, mas ainda não fizemos as negociações. “Se for preciso, vamos fazer manifestação junto aos trabalhadores rurais em frente as secretarias do governo”, afirma ele.

Para Cícero, muitos benefícios foram conquistados para melhoria de vida do trabalhador rural durante o governo Lula e no atual governo da presidente Dilma Rousseff. Ele cita, como exemplos, a construção de casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e a designação, em 2012, de uma gerência especial para tratar da habitação rural.