Fetag-AL comemora Dia da Mulher com passeatas no interior do Estado

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira – 08 de março-, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) realizou duas caminhadas com trabalhadoras rurais nos municípios de São Sebastião e Pão de Açúcar. Com o tema “Terra, Água e Agroecologia”, centenas de pessoas foram às ruas das cidades. Os atos simultâneos também serviram como forma de reivindicar do poder público apoio para as mulheres do campo.

Em São Sebastião, as trabalhadoras rurais, que fazem parte dos pólos Agreste, Xucurus, Vale do Paraíba, Vale do Mundaú e Litoral Sul, participaram do evento. Em Pão de Açúcar, as mulheres dos pólos da Bacia Leiteira, Sertão, Alto Sertão e Médio Sertão marcaram presença na caminhada. Lá, os participantes percorreram as ruas da cidade, discursaram em frente à sede da prefeitura municipal e da agência do INSS.

Os atos públicos foram coordenados pela secretaria de Mulheres da Fetag-AL e tiveram como objetivo cobrar das autoridades o acesso das mulheres às políticas públicas.

A secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Maria, esteve presente na passeata em São Sebastião. Ela ressaltou a importância do dia e apontou os pontos que devem ser cobradas dos governantes. Um deles é o auxilio no combate à violência contra a mulher.

“O Estado de Alagoas teve no ano passado mais de 200 mulheres assassinadas. È preciso dizer não a morte e sim a vida. Temos muitas companheiras que não puderam vir, pois estão trabalhando. Talvez, um dia, o 8 de março se torne feriado nacional e todas possam participar”, desabafou Rilda.

A deputada Célia Rocha, uma das 40 representantes da mulher na Câmara Federal, também prestigiou a passeata em São Sebastião. A parlamentar falou da importância do movimento organizado pelas trabalhadoras e a Fetag-AL. “Só através da mobilização que nos mulheres podemos alcançar as mudanças. É uma luta diária contra a opressão o salário menor que o do homem, entre outras diferenças. Mas, é preciso lutar e conquistar cada coisa aos poucos”, enfatizou a parlamentar.