Fetag-AL comemora aumento no Programa Nacional de Habitação Rural

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) promoveu uma reunião nesta quinta-feira (21) para esclarecer aos trabalhadores rurais do Estado as mudanças ocorridas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Realizada na sede social da Federação, localizada no bairro de Mangabeiras, em Maceió, o encontro contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) de Brasília e de Alagoas, além do assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e dirigentes da diretoria executiva da entidade ruralista.

O gerente de Clientes e Negócios da Habitação Rural Nacional da Caixa, Célio Izidoro, explicou que houve um aumento no valor repassado pelo Governo Federal para a construção das casas de agricultores familiares em todo o Brasil. “Antes apenas 15 mil reais eram disponibilizados para a compra das casas. Agora, são 25 mil para a construção e 15 mil para a reforma dos imóveis. Apenas agricultores que tenham pelo menos 90% da sua renda podem participar do programa, que faz parte da Minha Casa Minha Vida”, disse.

Até o final do ano, pelo menos 100 casas devem ter início em suas construções. Após receber as casas, os agricultores pagam apenas mil reais parcelados em quatro anos.  “Foi uma luta muito grande, mas conseguimos obter essa ajuda. O Grito da Terra foi decisivo para que os planos saíssem do papel e se tornassem fato”, afirmou Arnaldo Brito, assessor da Contag.

Os trabalhadores comemoraram a mudança no programa. “Não é possível construir uma casa com apenas 15 mil reais. Muitos agricultores familiares ainda vivem em casas de taipa, sem ter nem ao menos um banheiro decente para usar. O dinheiro que ganhamos é para o nosso sustento diário, não temos como comprar uma casa”, contou Maria Erivânia de Novaes Silva, agricultora familiar.