Fetag-AL anuncia distribuição de 150 mil sementes para agricultores do Estado

Fetag-AL anuncia distribuição de 150 mil sementes para agricultores do Estado

 

Cerca de 100 mil quilos de sementes de milho e feijão preto chegaram ao posto de distribuição de Santana do Ipanema nos dias 27 e 28 desse mês. Segundo Genivaldo Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), as sementes já começaram a ser distribuídas para os trabalhadores rurais.

 

Mais 150 mil quilos de sementes de milho e feijão preto ainda estão a caminho de Alagoas. As sementes foram doadas pelo Movimento de Pequenos Agricultores de Santa Catarina (MPA/SC) e teve o apoio fundamental do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT/AL) que conseguiu, junto ao governo de Alagoas, o transporte das sementes. O MPA de Santa Catarina já havia doado outros 250 mil quilos de sementes para Alagoas, no começo desse mês.  

 

A quantidade ainda é insuficiente para a demanda de agricultores de todo o Estado, explica o presidente da Fetag/AL. “A maioria dos agricultores que receberam as sementes não plantam feijão preto, mas num momento como esse, onde há escassez de sementes e os prejuízos advindos com a seca ainda são sentidos, a ajuda de Santa Catarina vai tirar muitos agricultores do sufoco”, afirma Genivaldo. 

 

Segundo Rilda Alves, secretária de Políticas Agrícolas da Fetag/AL, a federação fez um pedido ao governo estadual de 200 mil quilos de sementes, no início deste mês, mas ainda aguarda uma resposta. “Uma reunião com o governador está sendo articulada para levarmos novamente esse e outros pedidos a ele”, disse ela. 

Ainda de acordo com Rilda Alves, as sementes recém-chegadas de Santa Catarina estão sendo distribuídas aos sindicatos com um grande número de filiados e aos agricultores mais prejudicados com a distribuição anterior, onde somente 30% da demanda foi disponibilizada pelo Estado, causando um grande desconforto entre os Sindicados dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e os agricultores.