Fetag-AL aguarda que reivindicações acertadas com o governo sejam colocadas em prática

9/21/2016 5:36:04 PM
Fetag-AL aguarda que reivindicações acertadas com o governo sejam colocadas em prática

Após audiência com o governador Renan Filho, no último dia 06 deste mês, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) e representantes de movimentos sociais de luta pela terra, aguardam que as reivindicações discutidas na reunião com o chefe do Executivo estadual possam ser colocadas em prática.
De acordo com a secretária de Políticas Agrícolas da federação alagoana, Rilda Alves, entre os principais pontos discutidos está à reestruturação e criação do banco de sementes.
“Ao invés do governo comprar sementes em outros Estados, ele deveria estruturar os bancos de sementes para que a aquisição fosse realizada em Alagoas com os próprios agricultores familiares. Desta forma, o dinheiro circularia nos municípios, movimento também a economia local” afirmou Rilda Alves.
Segundo a dirigente sindical, as sementes produzidas pelos agricultores familiares teriam uma maior qualidade. “Não seria como as de feijão de arranque, que foram compradas pelo governo, distribuídas no primeiro lote e não germinaram”, recordou.
Outros temas debatidos com Renan Filho foi uma solução para as famílias que residem as margens do canal do sertão e que sofrem com a falta de água. “Ela não existe nem para beber. Pedimos ao governador que tentasse resolver este problema de forma rápida com um projeto emergencial”, afirmou Rilda Alves.
De acordo com a secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, o chefe do Executivo estadual se comprometeu em dar andamento as demandas dos agricultores familiares, a exemplo de reforçar a segurança no campo, principalmente nas áreas de assentamentos rurais, e colocar em prática a compra de 30% da merenda escolar de produtos da agricultura familiar.
“Coisa que não vem acontecendo. Ele se comprometeu em transferir esta demanda da Secretaria de Educação para o Gabinete Civil para que pudesse dar andamento ao processo. Vamos acompanhar o andamento de todas as nossas reivindicações que foram acordadas com o governador, nas secretarias responsáveis. Caso alguma deixe de ser cumprida, voltaremos a nos reunir com Renan Filho”, finalizou a secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL.&nbsp