Feira da Agricultura Familiar da FETAG/AL garante tradição e amplia oferta de produtos DIRETO da roça ao consumidor

Na 16ª edição Feira da Agricultura Familiar da FETAG/AL, a primeira do ano de 2022, os agricultores e as agricultoras familiares da região da Mata Alagoana participaram da feira e trouxeram produtos fresquinhos para a comercialização.

Retomando as atividades no ano, a Feira da Agricultura Familiar da FETAG/AL proporciona aos moradores do bairro da Jatiúca e bairros vizinhos a compra de alimentos fresquinhos direto da roça a preço justo. É ofertada a população produtos da agricultura familiar da região produzido sem agrotóxicos e de forma sustentável.

Os alimentos são comercializados a preço justo, a exemplo da macaxeira, da banana, do inhame, da laranja e da batata doce. São ofertadas também comidas tradicionais feitas na hora como tapioca, pé de moleque, além do tradicional pastel com caldo de cana.

Max Cavalcante, sócio proprietário da Veggo MCZ, restaurante vegetariano/vegano da região, a feira traz para a população alimentos saudáveis. “Aqui a gente encontra alimentação saudável e produtos agroecológicos. A nossa empresa quer priorizar a compra direta aos pequenos produtores, pois assim a gente se fortalece mutuamente. Estou conhecendo cada agricultor e agricultora, sua história e processo de produção em Murici, em União [dos Palmares] e em outros municípios porque isto é importante para nossa empresa e para os nossos clientes. Isso é maravilhoso para nós”, enfatiza o empresário.

De acordo com levantamento de dados feito pela própria assessoria da FETAG/AL, dos alimentos comercializados nas 03 edições da feira no ano de 2021, 41,17% são da fruticultura a exemplo da banana, da melancia, da manga e da laranja; 19,81% são raízes como inhame, cenoura e da batata doce; 15,72% são de origem da agroindústria familiar, ou seja, fabricados ou envasados pelos agricultores familiares a exemplo da pimenta, temperos diversos, chás, cocadas, mel e doces; apenas 0,35% são produtos artesanais feitos pelos agricultores e agricultoras familiares.

Levantamento feito pela assessoria da FETAG/AL sobre a distribuição dos alimentos produzidos e distribuídos na feira da AGRICULTURA FAMILIAR. (Fonte: Fetag/AL)

Para Raquel Braz, secretária de mulheres da FETAG/AL, a diversidade de produtos e o apoio da federação ao agricultor e a agricultora familiar são pontos fortes desta retomada da feira. “Nossa feira está sendo valorizada aqui na região e tendo visibilidade em outros bairros mais distantes da capital. Ficamos muito felizes de ver nossos agricultores e agricultoras vendendo aqui e comercializando seus produtos na feira da FETAG. Nós agricultores e agricultoras ficamos muito felizes em ter este espaço e apoio da federação. A feira valoriza a agricultura familiar e ajuda e ampliar a renda do agricultor e agricultora que produz na roça”, enfatiza Raquel Braz.

Na feira a comercialização é realizada respeitando todas as normas sanitárias de prevenção ao Corona vírus, como o uso de máscaras, álcool em gel nas barracas e a obrigatoriedade do cartão de vacinação de todos e todas agricultores e agricultoras familiares que estão comercializando seus produtos na feira.

FETAG/AL EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ALAGOAS!!!