Federação recebe entidades para discutir programas de crédito rural

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 10,  em seu Centro Social, no bairro de Mangabeiras, uma reunião com representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

A atividade faz parte da capacitação dos jovens que atuarão como educadores populares nesta segunda fase do Projeto Jovem Cidadão, e tem como objetivo possibilitar aos novos educadores, junto a diretoria da Fetag-AL e as instituições convidadas, a discussão sobre as modalidades de crédito rural Pronaf Jovem e Pronaf Mulher, com intuito de avaliar os entraves que têm dificultado o acesso dos trabalhadores aos programas.

O gerente de Negócios do Pronaf do Banco do Nordeste, José dos Santos Melo, falou sobre a ação. “Nos reunimos na Fetag-AL para fazer uma discussão sobre os programas existentes e, junto com a Federação e o Emater, que trabalham com o público rural, encontrarmos qual caminho deve ser trilhado para que eles consigam utilizar os programas”, informou.
 
Representando o Emater, Graça Seixa, diretoria de tecnologia de aprendizagem, também comentou a importância de discutir Pronaf Jovem e Mulher, durante a capacitação dos novos educadores populares. “Nossa participação hoje se dá para que possamos explicar a assistência técnica frente a questão do crédito, focando no crédito para a mulher rural e para os jovens rurais”, explicou.

Iniciada na segunda-feira, 07, a capacitação dos jovens educadores selecionados para a segunda fase do Projeto Jovem Cidadão, que ocorre até esta sexta-feira, 11, inclui ainda a realização de oficinas de formação dos 32 selecionados para o primeiro ano do projeto.

A coordenadora de Jovens da Fetag-AL, Mariele Santos, explica as ações que estão ocorrendo ao longo da semana. “Tivemos a apresentação dos jovens, identificação das áreas já atuadas, debatemos a respeito de como lidar com a timidez, já que irão atuar como educadores populares, sempre de forma dinâmica, participativa, com auxílio de palestras, filmes e atividades em grupo”, informou.

APOIO

A segunda fase do Projeto Jovem Cidadão ocorre a partir da renovação do patrocínio com a Petrobras. Tem ainda como parceiros a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas. Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetag-AL (CEJTTR), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas (STTRs), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab.