Federação discute juventude e sucessão rural

Em nosso país, a agricultura familiar é responsável por grande parte da produção de alimentos para consumo interno e exportação. O nome para o tipo de sistema produtivo ocorre devido ao aprendizado, que reúne todos os integrantes da família. É essa convivência inclusive, fator importante para afirmação do jovem pelo interesse no trabalho rural.

Com objetivo de fortalecer ainda mais o interesse pelo campo do grupo de jovens que recebem capacitação oferecida pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), por meio da Escola Nacional de Formação (Enfoc), a Federação participa, a partir desta quarta-feira, 23, de um Fórum de Educação Popular, em Lagartos, Sergipe.

A iniciativa, que conta com a presença de dois mil participantes, além de parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem a participação de 16 jovens capacitados pela Fetag/AL, acompanhados pela secretária de Jovens da Federação, Marielle dos Santos.

De acordo com Marielle, as diversificadas atividades no Fórum, que se estendem até o próximo sábado, 26, reúnem ciranda cultural, cortejo pelas ruas do município, apresentações culturais como orquestra sinfônica, quadrilhas, danças regionais e tenda de contos. Recebem ainda palestras, debates e mesas redondas sobre agricultura familiar, protagonismo juvenil, empreendedorismo e novos desafios da educação popular.

“Durante o evento, os jovens poderão participar de excelentes debates sobre juventude e participação rural, educação popular, o mundo do trabalho como construção da identidade pessoal e coletiva, gênero e sexualidade, vivência de manifestações culturais da matriz africana, entre vários outros temas de igual importância para seu desenvolvimento”, ressaltou a secretária de Jovens da Federação.