Encontro nacional debate a formação sindical de base no movimento rural

Em novembro, no período de 10 a 14, representantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas estarão participando, em Luziânia/GO, do 4º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR). O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
De acordo com o secretário de Organização e Formação Sindical da Fetag-AL, Givaldo Teles, a comitiva alagoana será formada por 34 participantes, sendo cinco deles diretores da federação, dois da rede de colaboradores e 27 representantes de “Experiências de Base” do Movimento sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
O encontro nacional, que é realizado a cada três anos e que nesta edição vai abordar o tema “Formação de base para quê?”, deve reunir mais de 800 participantes de todas as regiões do Brasil. 
Na oportunidade, serão realizados debates e intercâmbios que vão desde as feiras de troca de saberes e sabores, atividades artísticas, culturais, cirandas, rodas de conversas, oficina temáticas e pedagógicas, entre outras atividades.
“No último encontro, Alagoas contou com uma comitiva de apenas 18 participantes por fazer parte do Grupo 2. Com o crescimento do trabalho de formação, avançamos e passamos para o Grupo 3, onde estão os Estados com maior representatividade no encontro nacional. Esse reconhecimento é o reflexo do nosso trabalho voltado a formação sindical”, frisou Givaldo Teles.