Encontro da Rede Estadual de Educadores da FETAG/AL retoma processo de formação sindical

Na manhã desta quinta-feira (22), a diretoria da FETAG/AL em conjunto com diretores da Contag e assessorias realizou uma reunião virtual para retomar o processo formativo do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Alagoas (MSTTR/AL).

O momento serviu também para discutir o andamento das campanhas nacionais ‘Sindicato de Portas Abertas’ e ‘Raízes se formam no campo’, além de encaminhamentos sobre o 6º Congresso Estadual do MSTTR/AL que acontece em dezembro.

Na oportunidade, Givaldo Teles, presidente da federação, apresentou um balanço sobre a campanha ‘Sindicato de Portas Abertas’ em Alagoas.

Givaldo Teles ressaltou a importância do engajamento da diretoria da federação e dos dirigentes sindicais dos sindicatos na campanha no estado. “Enfatizo aqui, que tenho a certeza que estamos fazendo nosso papel, e chegaremos em 2021 certos de termos cumprido nosso papel na campanha nacional de sindicalização ‘sindicato de Portas Abertas. Abraçamos com muito carinho, muita ênfase e muita dedicação esta campanha”.

Leonardo Correia, secretário de formação e organização sindical enfatizou a importância da presença dos mais de 60 educadores e educadoras na reunião em meio a pandemia e o isolamento social. “Quero aqui agradecer a presença dos educadores dos nossos sindicatos para o fortalecimento da rede de educadores e educadoras em Alagoas. Estou muito feliz em rever todos vocês. Contem sempre comigo”, afirmou Leonardo Correia.

Já Rilda Alves, secretaria de políticas sócias e presidente da CUT/AL, refletiu sobre a campanha ‘Raízes se formam no campo’ e sua importância para a luta pela educação no campo. “A educação do campo tem um papel fundamental para o nosso público. A campanha é um desafio e também uma ferramenta para trabalharmos nos sindicatos, nas rodas de conversa na defesa do que nós queremos como cidadão e cidadão em relação a educação do campo”, destaca Rilda Alves.

Marleide Barbosa, assessora da Contag, apresentou o planejamento da Escola Nacional de Formação (Enfoc Nacional) e a plataforma de formação virtual desenvolvida pela Enfoc para dar conta da jornada formativa do MSTTR, neste momento de pandemia e de isolamento social.

Para Marleide Barbosa, “esta estrutura virtual dos processos formativos, além de estar sendo necessária, ela está se materializando e a tendência é permanecer. Será uma mescla de processos virtuais e presenciais. Desta reflexão surgiram as campanhas, que estamos trabalhando articuladamente, dentro das jornadas formativas, para fortalecer o trabalho de base”, enfatiza Marleide Barbosa.

Ao final da reunião foi deliberado a marcação de uma reunião especifica para discutir as propostas da formação e organização sindical para o 6º Congresso do MSTTR/AL.

SEMEANDO DIREITOS, CULTIVANDO CIDADANIA!!!

Ascom FETAG/AL