Educandos do Jovem Cidadão se tornam educadores na segunda fase do projeto

 
Iniciado em 2011 e capacitando em dois anos 600 jovens agricultores e agricultoras rurais nas políticas públicas voltadas para o campo, o Projeto Jovem Cidadão selecionou educandos da primeira fase para atuar como educadores na segunda fase do projeto iniciada em abril deste ano em Alagoas.
“Estes educadores, nos próximos dois anos, darão a devida orientação às novas turmas que farão parte da segunda fase do projeto. Eles estarão acompanhando diretamente os jovens nas comunidades”, esclareceu a coordenadora pedagógica do Projeto Jovem Cidadão, Ana Cristina Accioly.
De acordo com a coordenadora, o processo de seleção para a escolha destes educadores foi aberto, por edital, para todos os 649 jovens que participaram da primeira fase do projeto entre 2011 e 2013.
“Eles tiveram que elaborar um currículo e uma carta falando o motivo de desejar ser educador da fase dois, além de um relatório do plano de ação que foi executado por eles nas comunidades. A partir deste momento, fizemos uma seleção. A princípio, foram 32 vagas abertas. Mas, para o próximo ano, serão mais 32”, afirmou Ana Cristina.
Segundo ela, foram escolhidos jovens com perfil de educador. “Afinal, existem vários outros perfis a exemplo de comunicador e agricultor familiar. Neste projeto, não existem destaques. Cada um tem um perfil, uma vontade um desejo. Estamos abrindo oportunidades para cada um desenvolver o que sentir mais vontade”, frisou Ana Cristina.
“Participei como aluna do projeto na primeira fase. Percebi que outros jovens da minha comunidade poderiam também estar sendo capacitados e acessando as políticas públicas. Hoje, estou na direção da Fetag-AL e respondo pela Secretaria de Jovens. Este projeto oferece à juventude a oportunidade de uma vida melhor no campo”, declarou Mariele dos Silva que também atua como educadora no projeto nesta segunda fase.
“No Projeto Jovem Cidadão conhecemos as políticas publicas que antes tínhamos apenas uma leve noção. O que aprendemos aqui levamos para as nossas bases. Os jovens conhecem a realidade dos municípios e, devidamente capacitados, são capazes de elaborar projetos de acesso às principais políticas públicas, fortalecendo o movimento sindical rural”, afirmou Deraldo Maciel, educador do Projeto Jovem Cidadão e morador do município de São José da Tapera.
“Com resultados tão positivos, temos pretensão de ter continuidade deste projeto. Os resultados são impressionantes”, finalizou Ana Cristina, lembrando que o Jovem Cidadão foi elaborado em 2010, sendo um dos 113 projetos existentes em Brasil aprovados pela Petrobras, executando sua primeira fase no período de 2011 a 2013.