Educação no campo será discutida em Delmiro

O 1º Seminário de Educação no Campo reúne, em Delmiro Gouveia, na próxima terça-feira, 9,  líderes dos agricultores do Polo Sindical do Alto Sertão de Alagoas para discutir a realidade da educação na região. O evento que conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetag/AL), acontece a partir das 9h, na sede da Coppabacs.

Segundo Ana Cristina Acioly, integrante do colegiado do Alto Sertão de Alagoas, a educação no campo ainda não é apropriada para o modelo de vida do agricultor familiar. “A escola do campo precisa estar adaptada para a vida no campo, adaptada para o período da safra, da colheita. É preciso substituir o calendário da escola convencional por um que siga a realidade das atividades agropecuárias”, esclarece.

Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participam ministrando palestra sobre o tema Desenvolvimento Territorial. A realidade da educação no semiárido será abordada pela Rede de Educadores do Semiárido. Os integrantes do projeto “Rena-ser” também compartilham suas experiências vividas nas escolas da região.   

“A ideia do seminário é criar um canal de discussão, pensar estratégias conjuntas para melhorar a vida educacional no campo e criar um modelo útil para a sustentabilidade”, destaca.

O seminário conta com a participação das comunidades rurais de Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveira, Água Branca, Inhapi e Mata Grande;  representantes das Secretarias de Educação e Agricultura dos municípios confirmaram presença. O 1º Seminário da Educação no Campo é uma ação do Colegiado do Alto Sertão de Alagoas, entidade que discute permanentemente o desenvolvimento da região.

 A Fetag/AL, instituição parceira das ações que envolvem a comunidade rural e seus trabalhadores, já planeja para 2015 atividades voltadas para o tema. “Já se encontra em nosso calendário do próximo ano a realização de seminários de educação no campo em todos os polos sindicais do estado e um encontro estadual no fim do ano”, informou o secretário Leonardo Correia, responsável pela pasta de Política Social.