Dirigentes sindicais participam de capacitação sobre processo de concessão de benefício

8/25/2017 3:47:16 PM
Dirigentes sindicais participam de capacitação sobre processo de concessão de benefício

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) – em parceria com a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais de Alagoas (Fetar-AL) – promoveu na manhã desta sexta-feira, 25, uma reunião de capacitação com dirigentes dos sindicatos rurais sobre o preenchimento da declaração do INSS para a concessão do benefício da aposentadoria.
A ação, que foi executada por meio da Secretaria de Política Social, foi realizada no centro social da Fetag-AL, localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió, contando também com a participação de servidores do INSS em Alagoas.
“Fizemos um debate sobre a nova portaria do Ministério da Previdência que acaba com a entrevista do trabalhador no INSS em substituição a uma declaração que pode ser feita no próprio sindicato. Por isso, optamos em promover esta capacitação”, afirmou o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira.
De acordo com o líder do movimento sindical rural, o próximo passo será a realização de um novo encontro onde os dirigentes serão capacitados sobre o manuseio do INSS Digital. “Este será um processo mais complexo, onde os sindicatos firmarão um convênio com o INSS. Com isso, processo será preparado nos sindicatos que repassarão os dados digitalizados para o Instituto para a devida análise do pedido de benefício”, esclareceu Oliveira.
Dados do INSS apontam que, anualmente, 45 milhões de pessoas procuram às agências do órgão. O projeto INSS Digital pretende usar o processo eletrônico para várias demandas com o propósito de diminuir o fluxo às agências e a espera pela resolução dos pedidos de benefícios. Hoje, alguns segurados aguardam até seis meses.

” “1591675080-140”