Dirigentes sindicais do Nordeste participam de encontro na Fetag-AL

Dirigentes das federações dos trabalhadores na Agricultura dos estados nordestinos participam de um encontro regional em Maceió, sediado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL). O evento, que teve início hoje, 08, prossegue até a próxima sexta-feira.
“Por o Brasil ser um país grande, a Contag divide sua estrutura por regionais. Com isso, os grupos se reúnem ordinariamente a cada 60 dias para discutir os problemas da região”, esclareceu o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, lembrado que no primeiro encontro do colegiado realizado em Alagoas, a seca no Nordeste é a principal pauta do evento.
“É uma oportunidade que temos para debatermos a pauta do Grito da Terra e de políticas públicas destinadas ao fomento do movimento sindical rural na região”, reforçou Oliveira.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais também farão a eleição da nova coordenação que irá comandar o colegiado – representado pelos nove estados nordestinos – pelos próximos dois anos e que fará a articulação entre as federações e os governos.
De acordo com Oliveira, cada federação é formada por cinco diretores que representam as secretarias de Jovens, Mulheres, Agricultura Familiar, Terceira Idade e Assalariados.
“Ao promover estes encontros conhecemos melhor a realidade de cada Estado e nos articular melhor com as diretorias das federações. Vamos fazer uma avaliação política e econômica para a região, além de também debatermos a Marcha das Margaridas que será realizada em agosto, em Brasília” frisou Maria Elenice, coordenadora da regional Nordeste da Contag.