Dirigentes da Fetag-AL discutem em audiência pública o contrato safrista

 diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) – comandada pelo presidente da entidade, Genivaldo Oliveira – participa nesta segunda-feira, dia 20, de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, para discutir os entraves causados pelo regime de contrato de trabalho por tempo determinado, o contrato safrista.

De autoria de deputado estadual João José Pereira Filho, a audiência, que também vai contar com a presença dos dirigentes dos 49 sindicatos rurais dos trabalhadores e trabalhadoras na zona canavieira e representantes do Sindaçúcar-AL, tem a finalidade de promover um debate entre as empresas e os trabalhadores do setor sucroenergético alagoano, buscando soluções para o impasse.

O contrato safrista foi adotado por algumas usinas alagoanas na safra 10/11 o que gerou manifestações por parte dos trabalhadores rurais que reivindicavam o pagamento de direitos trabalhistas.

Mesmo previsto na lei trabalhista, o contrato safrista não dá direito ao pagamento de aviso prévio, multa rescisória de 40% e seguro desemprego aos trabalhadores.